domingo, 9 de janeiro de 2011

REVISÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA – III TRIMESTRE 4ª série

4ªsérie do Ensino Fundamental – Data: ___/___/___
Aluno(a)______________________________________________


Leia este miniconto para responder às questões de 1 a 7.

Mãos ao alto
Joca Reiners Terron

Era dia sete de setembro e levei minha filha para ver um quadro de Pedro Américo no Museu Paulista.
“Você conhece Pedro Américo, filha?”, eu perguntei a ela.
“Não conheço, não, pai. Ele estuda na minha escola?”, ela respondeu, curiosa.
Então expliquei que Pedro Américo tinha sido um grande pintor:
“Foi ele quem pintou o mais famoso quadro sobre a Independência do Brasil, chamado ‘O Grito do Ipiranga’”, eu disse.
Era essa pintura que nós tínhamos ido ver. Eu estava meio esquisito, pois havia quebrado o braço de tal jeito que os médicos tiveram de engessá-lo assim, reto, apontando para cima.
“Pai, você tá muito engraçado com esse braço apontando para o céu”, disse minha filha.
“Eu sei, filha. Parece que tô tentando pegar ônibus o tempo todo, né?” Ela deu muita risada quando eu disse isso.
Quando nós chegamos no museu e paramos em frente ao quadro, percebi como eu estava parecido com dom Pedro 1o.
“Sabe, só agora estou percebendo como o dia sete de setembro de 1822 deve ter sido chato para dom Pedro 1o,” eu falei.
Ela olhou para mim com aquela cara de criança querendo saber mais. Continuei:
“Ah, ele deve ter acordado e pensado: ‘É hoje que vou ter de gritar INDEPENDÊNCIA OU MORTE! e ficar para sempre com o braço levantado para cima em algum quadro que alguém ainda vai pintar. Que coisa mais chata!’”
“E tava certo, né, pai? Olha só o quadro, ele tá igualzinho a você!”, minha filha falou, dando risada.
E, quando percebi, toda a criançada estava pulando à minha volta, gritando “Independência ou Morte!.” Foi muito engraçado.
A única coisa que não foi engraçada foi quando saímos do museu e vimos a rua cheia de camelôs trabalhando em pleno feriado para sobreviver.
E foi assim, depois das risadas, que eu expliquei para minha filha tintim por tintim por que a independência do Brasil tinha sido feita pelos ricos apenas para os ricos. Mas essa é outra história, menos divertida, e fica para outra vez.
Folhinha (Folha de São Paulo, 2 de setembro de 2006.)


1) Observando a tela a seguir, Independência ou Morte, pintada por Pedro Américo, em 1888, pode-se afirmar que a mesma foi pintada há:
















a) 184 anos.
b) 118 anos.
c) 284 anos.
d) 100 anos.
e) 122 anos.


2) Quando a filha diz “Olha só o quadro, ele tá igualzinho a você!”, ela se refere ao seguinte:

a) ao braço erguido do pai.
b) ao grito dado “Independência ou Morte”.
c) ao ônibus que o pai tentava pegar.
d) ao conhecimento que o pai tinha.
e) ao museu.


3) Some as afirmativas corretas a respeito do texto Mãos ao alto e, a seguir, marque a alternativa que apresenta essa soma.
(1) Pai e filha foram ao museu Paulista ver o mais famoso quadro sobre a Independência do Brasil.
(2) Os dois ficaram um tempo enorme tentando pegar ônibus.
(4) O pai engessou o braço para ficar parecido com Dom Pedro 1o.
(8) “Explicar tintim por tintim” é o mesmo que explicar tudo nos mínimos detalhes.
(16) Em “Eu estava meio esquisito, pois havia quebrado o braço de tal jeito que os médicos tiveram de ingessá-lo assim...”, o pronome refere-se à palavra pai.

a) 28
b) 23
c) 15
d) 9
e) 7


4) No penúltimo parágrafo, fala-se de um fato que não é engraçado:
a) camelôs vendendo quadros.
b) camelôs atrapalhando a saída do museu.
c) pessoas na luta pela sobrevivência em pleno feriado.
d) as risadas dos camelôs.
e) a independência do Brasil.
5) Reeleia esta frase do texto.

“Mas essa é outra história, menos divertida, e fica para outra vez.”

Sobre o último parágrafo, considere o seguinte:
I) O pai só não continuou a explicação porque tinha de se apressar para pegar o ônibus.
II) Apenas a população rica se beneficiou com a independência do Brasil.
III) A história não é divertida porque mostra uma triste realidade do Brasil.
Está(ão) correta(s):

a) a I, a II e a III.
b) a I e a II apenas.
c) a I e a III apenas.
d) a II e a III apenas.
e) somente a I apenas.


6) Marque (V) ou (F) conforme o que indica o verbo; a seguir, assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta.
( ) Pai, você está muito engraçado. (estado)
( ) Você ficou estranho, pai! (mudança de estado)
( ) “Então explique que Pedro Américo...” (ação)
( ) A criançada queria que eu explicasse tudo. (desejo)
( ) Chovia naquela manhã de setembro. (ação)


a) F – V – V – V – F
b) V – F – V – V – F
c) V – V – V – F – V
d) F – F – F – F – V
e) V – V – V – V – F


7) Há registro da linguagem formal em:
a) “Você conhece Pedro Américo, filha?”
b) “E tava certo, né, pai?”
c) “Parece que tô tentando pegar ônibus o tempo todo, né?”
d) “Pai, você tá muito engraçado...”
e) “Olha só o quadro, ele tá igualzinho a você.”

8) Lembrando que, no final de agosto deste ano, uma pesquisa exclusiva do Ibope mostrou que o Brasil está vivendo a corrida eleitoral mais desanimada dos últimos tempos, analise estes dados:

E, de maneira geral, qual destas razões que eu vou citar mais está tirando o interesse dos brasileiros nestas eleições?
Denúncias de corrupção (mensalão, sanguessugas) 52%
Pesquisas já mostram candidatos com grandes chances de ganhar 2%
Falta de bons candidatos / candidatos ruins 13%
Eleição já não é mais novidade no Brasil 28%
Nenhuma destas 2%
Não sabe / não opinou 3%

A partir do que leu, é correto afirmar que:
a) são somente essas as razões que estão tirando o interesse dos brasileiros nestas eleições.
b) a falta de bons candidatos lidera as pesquisas.
c) a maioria não opinou porque não conhece os candidatos.
d) a corrupção que existe no meio político é a grande responsável pelo desinteresse.
e) a eleição já não é mais novidade no Brasil porque existe desde a Independência do Brasil.

9) Observe a figura atentamente.


a) Desenvolva frases que comuniquem o seguinte:
um fato certo:
________________________________________________________________________________

um fato possível:
________________________________________________________________________________

uma ordem (ou um pedido, um conselho):
________________________________________________________________________________

b) Ainda sobre a figura, reescreva a primeira frase de forma que os pronomes sejam empregados corretamente.
— Filha, você quer esse pedaço ou posso oferecer ele ao teu pai?
— Ah, mamãe, ofereça ao papai, senão ele pode ficar enciumado.
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________

PARTE GRAMATICAL
1.Procure no miniconto “Mãos ao alto”:

a) Três verbos da 1ª conjugação______________________________________________________
b) Três verbos da 2ª conjugação______________________________________________________
c) Dois verbos da 3ª conjugação______________________________________________________
d) Dois verbos no infinitivo__________________________________________________________
e) Dois verbos no gerúndio__________________________________________________________

2. No texto abaixo aparecem umas onomatopéias. Circule-as e escreva que som ela está representando.

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3.Substitua os espaços em branco por MAL ou MAU.
a) Disseram que Lucas passou.............ontem.
b) Ele ficou de.................humor após ter agido daquela forma.
c) O time se considera.................preparado para tal jogo.
d) Douglas sofria de um....................curável.
e) O...................é se ter afeiçoado às coisas materiais.
f) Ele não é um...................sujeito.
g) Mas o ..........não durou muito tempo.
4. Circule os verbos das frases abaixo e informe se os mesmos indicam ação, estado ou fenômeno da natureza.

a) Ela estava muito contente.___________________________________
b) O palhaço divertia o público.__________________________________
c) Choveu muito ontem._______________________________________
d) Ventava muito.____________________________________________
e) As crianças corriam.________________________________________
f) Ele era desconfiado._________________________________________
g) Nós somos estudiosos.______________________________________
h) Ela é bonita._______________________________________________
i) Vocês colheram o café?_______________________________________

5. Use I para o Modo Indicativo, II para o Modo Subjuntivo e III para o Modo Imperativo.

a) Espere ( ) um pouco, garoto!
b) Queres ( ) que eu volte ( ) logo?
c) Gostaria ( ) de que todos fossem ( ) felizes.
d) Devolvam ( ) tudo, nós lhes suplicamos. ( )
e) Quando estiverdes ( ) com ele, resolvereis ( )isso.
f) Não sejam ( ) teimosos!

1. Crie avisos que poderiam ser afixados nos locais indicados a seguir. Use os verbos no modo imperativo.

a) Na porta do seu quarto. ____________________________________________________
b) No banheiro da sua escola._________________________________________________
c) Perto da lixeira da sua sala. _________________________________________________
d) Na cantina da sua escola.___________________________________________________

2. Observe atentamente o texto abaixo para responder a questão.

O jogo

O Estádio lotou. Juiz apitou e o jogo começou. O jogador chutou. Outro cabeceou. O goleiro agarrou. Chutou. Escanteio. A torcida vibrou. Falta. O juiz marcou. O tempo passou. O 1° tempo terminou. Intervalo. O jogo voltou. O jogador lançou. Outro driblou. Chegou perto do gol. O goleiro caiu. O jogador chutou. Fez o gol. Ele comemorou. O jogo parou. Juiz apitou e o jogo recomeçou. Chute pra cá e chute pra lá. Nenhum outro gol. O jogo terminou. O campeão comemorou. A torcida se encantou. É festa no Maracanã.

a) Passe o primeiro tempo do jogo para o presente e o segundo tempo para o futuro.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


3. Utilize os advérbios do quadro para completar as frases abaixo.

ACOLÁ – AMANHÃ – APRESSADAMENTE – BEM – DEVAGAR - HOJE – LONGE – ONTEM - PERTO

a) ____________________ vou visitar o meu primo Alberto.
b) Eles moram _______________ de São Paulo.
c) Com receio de chegar atrasado, ele saiu _________________ de casa.
d) _______________ se vai ao longe.
e) _____________________, no topo da colina, avista-se uma bela paisagem.
f) ___________________estava _____________ de casa e _____________ do riacho.
g) Leandro portou-se ______________ no passeio.
h) Marta chegará a Paris ________________.

4. Forme frase com advérbios de:
NEGAÇÃO_________________________________________________________________
INTENSIDADE______________________________________________________________
TEMPO____________________________________________________________________
DÚVIDA___________________________________________________________________
MODO____________________________________________________________________

5. Sublinhe as locuções verbais. Depois as escreva no lugar adequado.

a) Os meninos estavam correndo no jardim.
b) Monalisa continua dançando de sapatilha na sala.
c) A moça ficou jogando xadrez na escola.
d) Aquela menina precisa estudar bastante para a prova.
e) O carro vai sair.
f) Os gatos vivem pulando de muro em muro.

LOCUÇOES VERBAIS
VERBO AUXILIAR                   +                                  VERBO PRINCIPAL

a)
b)
c)
d)
e)
f)

BOA PROVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário