quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Plano de aula

Sequência Didática Ensino Fundamental II
Prática de leitura 
Bloco de Conteúdo
Língua escrita
Conteúdo
Leitura

Objetivos
- Ampliar o repertório literário.
-Anpliar o vocabulario
- Trocar opiniões sobre a leitura.
- Acionar estratégias que permitam descobrir o que está escrito e onde.


Conteúdos
- Leitura de texto poético.
- Sistema de escrita.
- Ilustração.

 Material;
Sufite, dicionário, lapis de cor e  cópias do poema Antiguidade , de Cora Coralina.

 
Desenvolvimento
1ª aula Apresentar a autora Cora Coralina aos alunos. Contar a eles que ela teve uma vida marcada por dificuldades comuns a muitas mulheres: viveu presa aos afazeres domésticos e com pouco dinheiro. Casou-se com alguém que não gostava que ela se ocupasse com atividades que lhe dessem evidência. Relatar que Cora sempre gostou de escrever, mas só muito tarde foi estimulada a publicar suas produções.
2ª aula Ler o poema antiguidades  em voz alta para a turma, apontando cada palavra e verso. Repita a leitura mais de uma vez, usando a mesma estratégia para que todos possam entrar em contato com o texto. No fim, pergunte o que mais chamou atenção e que ideias estão presentes no material. Faça uma lista com as palavras relacionadas ao que for dito pelos estudantes e convide-os a grifar as palavras que eles não conhecem e faze-los procurar os siguinificado das palavras no dicionario. perguntar para os alunos se o titulo do poema esta adequado a história contada. . Pedir para eles responderem que sentimento eles percebem que tem nas entrelinhas do texto.
3ª aula pedir que os alunos façam uma ilustração para o poema e colocar os trabalhos espostos no mural da escola.

ILUSTRAÇão Do poema ANTIGUIDADES (CORA CORALINA) 6ª série







Trabalhando leitura com ilustrativa

ILUSTRANDO POESIA.







A árvore dos bombons


Você já ouviu falar


em uma árvore esquisita


que dá doces e bombons,


balas, cocadas de fita?










Todas as frutas do mundo


nela estão penduradas;


Sempre maduras, docinhas,


Já nascem cristalizadas.










Há pirulitos compridos,


Jujubas pra todo lado.


O tronco inteirinho da árvore


É de gosto melado.










Um gato de chocolate,


E um cachorro de pão doce,


São da árvore sentinelas;


Mas nos deixam tocar nela.










Portanto, é só chegar,


E os doces apanhar.


Porém há um probleminha:


onde fica a arvorezinha?










Onde é que ela fica mesmo?


Em que lugar bom se esconde?


Fica na Terra dos Sonhos,


No País do Não Sei Onde.










Eugene Field

Ilustre o poema acima.

domingo, 9 de janeiro de 2011

INTERPRETAÇÃO 6ª SÉRIE

O PRIMEIRO PÊLO

Elias, aquele pedacinho de gente, com a cara mais atrevida deste mundo, plantou-se diante do pai, que lia o jornal.
- Pai, eu já sou um homem!
Como o pai não desse sinal de ter ouvido, repetiu:
- Pai, eu já sou um homem!
- Você sempre foi, meu filho. Desde que nasceu – respondeu, afinal o pai.
- Isso eu sei. Quero dizer, agora já sou grande.
- Não me parece que você tenha crescido muito de ontem para hoje ... – disse o pai, olhando o garoto de alto a baixo.
- É que eu sou ... eu sou ...
- Já sei. Você quer dizer que se tornou adulto.
- É, é isso mesmo.
- E por que o senhor meu filho acha que se tornou adulto de ontem para hoje?
- O senhor está vendo aqui? – E apontava um pontinho preto no queixo. – Está vendo?
- Não vejo nada. Venha mais perto. Ahnn! Será que estou vendo um pelinho aí?
- É o meu fio de barba, pai. Eu já sou um homem.
- Ora, meu filho! É apenas um fio, e um fio não faz uma barba toda. Aliás, lembra-se de sua avó, minha mãe? A vovó tinha uma verruguinha no queixo e três fios de barba. Veja bem: três fios. Nem por isso ela dizia que era homem!
- Mas eu já sou um adul... Isso que o senhor disse. Por isso, preciso de aumento de mesada, quero chegar tarde em casa e levar a chave da porta.
- É uma pena, é uma pena ... lamentou o pai, balançando a cabeça.
- Pena porque ia dar-lhe um presente agora que você completa doze anos. Mas ... Preciso mudar de presente.
- Mudar, pai?
- Claro, quando você era menino, ia ganhar uma bicicleta dessas que você sempre quis. Mas, sendo um homem, vou dar a você um aparelho de barba.
O garoto apoiou-se num pé, depois no outro, profundamente pensativo. Ah! Ia perder aquela sonhada bicicleta! Resolveu:
- Pai, vamos fazer uma coisa. Eu deixo pra ficar homem mais tarde e o senhor me dá a bicicleta, certo?
- Certo – concordou o pai. – E peça à sua mãe para tirar esse pelinho daí com uma pinça. Não fica bem um menino com barba de homem.

Mário Donato



1. Exploração do texto – Você deverá copiar as perguntas em seu caderno e respondê-las. Capriche.

1) O texto conta uma conversa entre duas pessoas. Quais são elas?

2) Para afirmar que já é um homem, Elias dirige-se ao pai com segurança, com humildade ou com medo? Justifique com citações do texto.

3) Ao responder que o filho era homem desde que nasceu, o pai referia-se ao aspecto físico, psicológico ou social?

4) Por que Elias achava que já era adulto?

5) O fato de ser adulto, segundo Elias, dava-lhe alguns direitos. Quais?

6) Por que Elias resolveu “deixar para ficar homem mais tarde”?

2. Extrapolação do texto

1) Elias achava que já era adulto porque tinha nascido um pelinho de barba. E para você, o que é ser adulto?

2) O que você pensa do procedimento de Elias? Você concorda? Se você fosse Elias, teria agido do mesmo jeito?

3) O que você pensa dos adultos? O que eles fazem que lhe agrada? O que eles fazem que não lhe agrada?

4) Você tem vontade de ser adulto? Por quê?

História

Avaliação de História – 3º Bimestre


1) Marque (V) ou (F):

(     ) Monarquia é uma forma de governo onde o rei e a rainha governam.
(     ) Pedro Álvares Cabral foi o primeiro imperador do Brasil.
(     ) Quando D.PedroI renunciou ao trono, o Brasil foi governado pelos regentes.
(     ) D.Pedro II só poderia assumir o trono ao completar 18 anos, porém o clube da maioridade antecipou sua posse com o objetivo de acalmar as revoltas que aconteciam em várias partes do país.


2) Os principais movimentos de revolta do período Regencial foram:

(    ) Revoada, Sabinada, Bananada, Cabanagem.
(    ) Cabanagem, Sabinada, Balaiada e Guerra dos Farrapos.
(    ) Balaiada, Revoada, Regências e Clube da Maioridade.
(    ) Reinado, Monarquia, Regências e Farrapos.


3) O Brasil foi governado por regentes no período de 1835 a 1840 por que:

(     ) D.Pedro II não tinha idade para assumir o trono.
(     ) houve a proclamação da República.
(     ) a família real decidiu isto.
(     ) houve eleição e eles foram escolhidos pelo povo.

4) Falaremos de Datas Comemorativas : coloque Sim ou Não

a- 9 de setembro é comemorado a Independência do Brasil? (          )

b- Agosto comemoramos o mês do folclore?(________)

c- Outubro iremos votar para: presidente , governador , deputados federais e estaduais e senadores ? ( ____________)

REVISÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA – III TRIMESTRE 4ª série

4ªsérie do Ensino Fundamental – Data: ___/___/___
Aluno(a)______________________________________________


Leia este miniconto para responder às questões de 1 a 7.

Mãos ao alto
Joca Reiners Terron

Era dia sete de setembro e levei minha filha para ver um quadro de Pedro Américo no Museu Paulista.
“Você conhece Pedro Américo, filha?”, eu perguntei a ela.
“Não conheço, não, pai. Ele estuda na minha escola?”, ela respondeu, curiosa.
Então expliquei que Pedro Américo tinha sido um grande pintor:
“Foi ele quem pintou o mais famoso quadro sobre a Independência do Brasil, chamado ‘O Grito do Ipiranga’”, eu disse.
Era essa pintura que nós tínhamos ido ver. Eu estava meio esquisito, pois havia quebrado o braço de tal jeito que os médicos tiveram de engessá-lo assim, reto, apontando para cima.
“Pai, você tá muito engraçado com esse braço apontando para o céu”, disse minha filha.
“Eu sei, filha. Parece que tô tentando pegar ônibus o tempo todo, né?” Ela deu muita risada quando eu disse isso.
Quando nós chegamos no museu e paramos em frente ao quadro, percebi como eu estava parecido com dom Pedro 1o.
“Sabe, só agora estou percebendo como o dia sete de setembro de 1822 deve ter sido chato para dom Pedro 1o,” eu falei.
Ela olhou para mim com aquela cara de criança querendo saber mais. Continuei:
“Ah, ele deve ter acordado e pensado: ‘É hoje que vou ter de gritar INDEPENDÊNCIA OU MORTE! e ficar para sempre com o braço levantado para cima em algum quadro que alguém ainda vai pintar. Que coisa mais chata!’”
“E tava certo, né, pai? Olha só o quadro, ele tá igualzinho a você!”, minha filha falou, dando risada.
E, quando percebi, toda a criançada estava pulando à minha volta, gritando “Independência ou Morte!.” Foi muito engraçado.
A única coisa que não foi engraçada foi quando saímos do museu e vimos a rua cheia de camelôs trabalhando em pleno feriado para sobreviver.
E foi assim, depois das risadas, que eu expliquei para minha filha tintim por tintim por que a independência do Brasil tinha sido feita pelos ricos apenas para os ricos. Mas essa é outra história, menos divertida, e fica para outra vez.
Folhinha (Folha de São Paulo, 2 de setembro de 2006.)


1) Observando a tela a seguir, Independência ou Morte, pintada por Pedro Américo, em 1888, pode-se afirmar que a mesma foi pintada há:
















a) 184 anos.
b) 118 anos.
c) 284 anos.
d) 100 anos.
e) 122 anos.


2) Quando a filha diz “Olha só o quadro, ele tá igualzinho a você!”, ela se refere ao seguinte:

a) ao braço erguido do pai.
b) ao grito dado “Independência ou Morte”.
c) ao ônibus que o pai tentava pegar.
d) ao conhecimento que o pai tinha.
e) ao museu.


3) Some as afirmativas corretas a respeito do texto Mãos ao alto e, a seguir, marque a alternativa que apresenta essa soma.
(1) Pai e filha foram ao museu Paulista ver o mais famoso quadro sobre a Independência do Brasil.
(2) Os dois ficaram um tempo enorme tentando pegar ônibus.
(4) O pai engessou o braço para ficar parecido com Dom Pedro 1o.
(8) “Explicar tintim por tintim” é o mesmo que explicar tudo nos mínimos detalhes.
(16) Em “Eu estava meio esquisito, pois havia quebrado o braço de tal jeito que os médicos tiveram de ingessá-lo assim...”, o pronome refere-se à palavra pai.

a) 28
b) 23
c) 15
d) 9
e) 7


4) No penúltimo parágrafo, fala-se de um fato que não é engraçado:
a) camelôs vendendo quadros.
b) camelôs atrapalhando a saída do museu.
c) pessoas na luta pela sobrevivência em pleno feriado.
d) as risadas dos camelôs.
e) a independência do Brasil.
5) Reeleia esta frase do texto.

“Mas essa é outra história, menos divertida, e fica para outra vez.”

Sobre o último parágrafo, considere o seguinte:
I) O pai só não continuou a explicação porque tinha de se apressar para pegar o ônibus.
II) Apenas a população rica se beneficiou com a independência do Brasil.
III) A história não é divertida porque mostra uma triste realidade do Brasil.
Está(ão) correta(s):

a) a I, a II e a III.
b) a I e a II apenas.
c) a I e a III apenas.
d) a II e a III apenas.
e) somente a I apenas.


6) Marque (V) ou (F) conforme o que indica o verbo; a seguir, assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta.
( ) Pai, você está muito engraçado. (estado)
( ) Você ficou estranho, pai! (mudança de estado)
( ) “Então explique que Pedro Américo...” (ação)
( ) A criançada queria que eu explicasse tudo. (desejo)
( ) Chovia naquela manhã de setembro. (ação)


a) F – V – V – V – F
b) V – F – V – V – F
c) V – V – V – F – V
d) F – F – F – F – V
e) V – V – V – V – F


7) Há registro da linguagem formal em:
a) “Você conhece Pedro Américo, filha?”
b) “E tava certo, né, pai?”
c) “Parece que tô tentando pegar ônibus o tempo todo, né?”
d) “Pai, você tá muito engraçado...”
e) “Olha só o quadro, ele tá igualzinho a você.”

8) Lembrando que, no final de agosto deste ano, uma pesquisa exclusiva do Ibope mostrou que o Brasil está vivendo a corrida eleitoral mais desanimada dos últimos tempos, analise estes dados:

E, de maneira geral, qual destas razões que eu vou citar mais está tirando o interesse dos brasileiros nestas eleições?
Denúncias de corrupção (mensalão, sanguessugas) 52%
Pesquisas já mostram candidatos com grandes chances de ganhar 2%
Falta de bons candidatos / candidatos ruins 13%
Eleição já não é mais novidade no Brasil 28%
Nenhuma destas 2%
Não sabe / não opinou 3%

A partir do que leu, é correto afirmar que:
a) são somente essas as razões que estão tirando o interesse dos brasileiros nestas eleições.
b) a falta de bons candidatos lidera as pesquisas.
c) a maioria não opinou porque não conhece os candidatos.
d) a corrupção que existe no meio político é a grande responsável pelo desinteresse.
e) a eleição já não é mais novidade no Brasil porque existe desde a Independência do Brasil.

9) Observe a figura atentamente.


a) Desenvolva frases que comuniquem o seguinte:
um fato certo:
________________________________________________________________________________

um fato possível:
________________________________________________________________________________

uma ordem (ou um pedido, um conselho):
________________________________________________________________________________

b) Ainda sobre a figura, reescreva a primeira frase de forma que os pronomes sejam empregados corretamente.
— Filha, você quer esse pedaço ou posso oferecer ele ao teu pai?
— Ah, mamãe, ofereça ao papai, senão ele pode ficar enciumado.
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________

PARTE GRAMATICAL
1.Procure no miniconto “Mãos ao alto”:

a) Três verbos da 1ª conjugação______________________________________________________
b) Três verbos da 2ª conjugação______________________________________________________
c) Dois verbos da 3ª conjugação______________________________________________________
d) Dois verbos no infinitivo__________________________________________________________
e) Dois verbos no gerúndio__________________________________________________________

2. No texto abaixo aparecem umas onomatopéias. Circule-as e escreva que som ela está representando.

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3.Substitua os espaços em branco por MAL ou MAU.
a) Disseram que Lucas passou.............ontem.
b) Ele ficou de.................humor após ter agido daquela forma.
c) O time se considera.................preparado para tal jogo.
d) Douglas sofria de um....................curável.
e) O...................é se ter afeiçoado às coisas materiais.
f) Ele não é um...................sujeito.
g) Mas o ..........não durou muito tempo.
4. Circule os verbos das frases abaixo e informe se os mesmos indicam ação, estado ou fenômeno da natureza.

a) Ela estava muito contente.___________________________________
b) O palhaço divertia o público.__________________________________
c) Choveu muito ontem._______________________________________
d) Ventava muito.____________________________________________
e) As crianças corriam.________________________________________
f) Ele era desconfiado._________________________________________
g) Nós somos estudiosos.______________________________________
h) Ela é bonita._______________________________________________
i) Vocês colheram o café?_______________________________________

5. Use I para o Modo Indicativo, II para o Modo Subjuntivo e III para o Modo Imperativo.

a) Espere ( ) um pouco, garoto!
b) Queres ( ) que eu volte ( ) logo?
c) Gostaria ( ) de que todos fossem ( ) felizes.
d) Devolvam ( ) tudo, nós lhes suplicamos. ( )
e) Quando estiverdes ( ) com ele, resolvereis ( )isso.
f) Não sejam ( ) teimosos!

1. Crie avisos que poderiam ser afixados nos locais indicados a seguir. Use os verbos no modo imperativo.

a) Na porta do seu quarto. ____________________________________________________
b) No banheiro da sua escola._________________________________________________
c) Perto da lixeira da sua sala. _________________________________________________
d) Na cantina da sua escola.___________________________________________________

2. Observe atentamente o texto abaixo para responder a questão.

O jogo

O Estádio lotou. Juiz apitou e o jogo começou. O jogador chutou. Outro cabeceou. O goleiro agarrou. Chutou. Escanteio. A torcida vibrou. Falta. O juiz marcou. O tempo passou. O 1° tempo terminou. Intervalo. O jogo voltou. O jogador lançou. Outro driblou. Chegou perto do gol. O goleiro caiu. O jogador chutou. Fez o gol. Ele comemorou. O jogo parou. Juiz apitou e o jogo recomeçou. Chute pra cá e chute pra lá. Nenhum outro gol. O jogo terminou. O campeão comemorou. A torcida se encantou. É festa no Maracanã.

a) Passe o primeiro tempo do jogo para o presente e o segundo tempo para o futuro.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


3. Utilize os advérbios do quadro para completar as frases abaixo.

ACOLÁ – AMANHÃ – APRESSADAMENTE – BEM – DEVAGAR - HOJE – LONGE – ONTEM - PERTO

a) ____________________ vou visitar o meu primo Alberto.
b) Eles moram _______________ de São Paulo.
c) Com receio de chegar atrasado, ele saiu _________________ de casa.
d) _______________ se vai ao longe.
e) _____________________, no topo da colina, avista-se uma bela paisagem.
f) ___________________estava _____________ de casa e _____________ do riacho.
g) Leandro portou-se ______________ no passeio.
h) Marta chegará a Paris ________________.

4. Forme frase com advérbios de:
NEGAÇÃO_________________________________________________________________
INTENSIDADE______________________________________________________________
TEMPO____________________________________________________________________
DÚVIDA___________________________________________________________________
MODO____________________________________________________________________

5. Sublinhe as locuções verbais. Depois as escreva no lugar adequado.

a) Os meninos estavam correndo no jardim.
b) Monalisa continua dançando de sapatilha na sala.
c) A moça ficou jogando xadrez na escola.
d) Aquela menina precisa estudar bastante para a prova.
e) O carro vai sair.
f) Os gatos vivem pulando de muro em muro.

LOCUÇOES VERBAIS
VERBO AUXILIAR                   +                                  VERBO PRINCIPAL

a)
b)
c)
d)
e)
f)

BOA PROVA

Avaliação leitura: Livro Bisa Bia Bisa Bel:Autora Ana Maria Machado

1.Segundo a leitura que você fez do livro BISA BIA BISA BEL, responda as seguintes questões.

A)Qual é o enredo da história narrada? ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
B)Quem narra a história é uma das protagonistas ou não? Justifique sua resposta. ._______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2. Quando a menina fala que Bisa Bia mora com ela, em que local seria esta morada?
a) em um sítio muito distante.
b) na mesma cidade que ela.
c) em sua casa.
d) do lado de dentro do seu coração.
e) n.d.r.
3. Quando Bisa bia chegou da escola o que sua mãe estava fazendo sentada no chão?________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4. Enquanto a manina conversava com sua mãe , o que foi que lhe chamou mais a atenção , e que fez com que ela implorasse ficar em seu poder?________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5. O que que a Bisa Bia não gostava de ver as meninas usando________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6. Complete o trecho abaixo.
Por ela,menina só usava_________,_______,___________ e tudo daqueles bem bordados, e de babado.
7. Quem era o Sérgio para ela e o que ele representava em sua vida?________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8. No tempo de bisa bia como eram as geladeiras ,e de que forma se conservava os alimentos dentro delas. __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9. O que é que Isabel queria aprender com sua mãe?
a) aulas de etiqueta.
b) como fazer para conquistar Sérgio.
c) bordar seus próprios lenços.
d) como se dar bem nas provas de história.
10. No final do livro a autora fala sobre os laços entre entre pais, filhos, netos, bisnetos e o que podemos fazer para melhorar o relacionamento entre :
pai, avô, bisavô, tatatatataravô.....Então agora relate um pouco sobre o que você acha que uma família tem que ter, para ser bem estruturada. .___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________