domingo, 13 de setembro de 2009

pronomes demonstrativos
Em relação ao LUGAR

O lugar onde o falante está: este
O lugar onde o ouvinte está: esse
O lugar distante do falante e do ouvinte: aquele
Exemplos:
Este quarto está muito desarrumado. Vamos organizá-lo agora, filha?
Essa poltrona onde você está sentado pertenceu ao meu avô.
Traga-me esses livros que estão com você!
Aquela casa antiga por onde passamos todos os dias será demolida amanhã.
Em relação ao TEMPO
Presente e futuro muito próximo: este
Passado e futuro próximos: esse
Passado distante: aquele
Exemplos:
Este ano eu vou tirar férias em dezembro. [o ano corrente]
Esta noite vou ao cinema.
O ano de 2005 me trouxe muitas alegrias. Nesse ano eu viajei a Paris, conheci meu grande amor e ainda consegui um emprego novo. Dá para acreditar?
Em abril de 1940, nascia uma grande estrela. Naquele ano, o país vivia dias difíceis.
Em relação ao DISCURSO
O que vai ser mencionado: este/isto
O que se mencionou antes: esse/isso
Entre dois ou três fatos citados: o primeiro que foi citado = aquele; o do meio = esse; o último citado = este
Exemplos:
É isto que eu digo sempre: cultura é fundamental.
Meu irmão vive repetindo este provérbio: “Casa de ferreiro, espeto de pau”.
“Casa de ferreiro, espeto de pau.” Meu irmão vive repetindo esse provérbio.
O fumo é prejudicial à saúde; isso já foi comprovado cientificamente.
O fumo é prejudicial à saúde, e esta deve ser preservada.
Machado de Assis e Carlos Drummond de Andrade são dois dos maiores nomes da literatura brasileira. Este é conhecido por suas poesias; aquele, por seus brilhantes romances.

Nenhum comentário:

Postar um comentário