Pré II
PORTUGUÊS/LINGUAGEM
OBJETIVO
- Ampliar a coordenação viso-motora, na busca do desenvolvimento
integral da criança.
- Desenvolver vocabulário, linguagem e a comunicação entre os alunos.
- Reconhecer, ler e escrever vogais encontros vocálicos e o alfabeto.
- Desenvolver interesse e atenção por músicas, leitura, histórias e
escrita.
- Preparar o aluno para que fique apto ao processo de alfabetização
no Pré – 3º Estágio.
- Iniciação as famílias silábicas.
CONTEÚDO
- Período Preparatório: traçar linhas (retas, curvas, sinuosas e
mistas), desenho livre, labirinto, pintura, recorte, colagem, pontilhado, atividade
gráfica e no caderno pedagógico, etc.
- Estudo das vogais: reconhecer, ler, traçar e escrever as vogais.
- Encontros Vocálicos: identificar, ler e escrever, palavras formadas
apenas por encontros vocálicos.
- Estudo do Alfabeto: identificar visual e auditivamente as letras do
alfabeto, cobrir e copiar as letras maiúsculas e minúsculas (de imprensa e
cursiva).
- Famílias Silábicas: proporcionar aos alunos atividades referentes
as famílias silábicas, de forma natural e espontânea, pois terão
continuidade no Pré – 3º Estágio.
ESTRATÉGIA
- Utilizar: caderno, atividades gráficas, desenho, pintura colagem,
recorte e o material escolar.
- Confeccionar cartazes, murais, parlendas, poesias e etc.
- Histórias, músicas, vídeo e livros.
- Atividades com sucatas (ex: embalagens).
- Jogos, brincadeiras e material pedagógico.
AVALIAÇÃO
Avaliação contínua e diária através da
participação, interesse e execução das atividades feita pelos alunos.
Correção das lições e atividades.
Verificação da aprendizagem: leitura, identificação
e assimilação das atividades, exercícios gráficos.
MATEMÁTICA –
Pré II
OBJETIVO
- Desenvolver e ampliar os conceitos matemáticos para que os alunos
possam executar as atividades propostas com interesse, atenção e
principalmente que ocorra assimilação e aprendizagem.
- Identificar números, cores, formas geométricas, medidas, etc.
- Desenvolver raciocínio lógico-matemático.
- Desenvolver o processo de adição.
CONTEÚDO
- Estruturas Lógicas: discriminação: semelhanças e diferenças;
conjuntos; identificação/comparação.
- Numerais: revisão dos números (0 até 9), ideia de unidade, número 0
(zero), unidade e dezena, ideia de ordinal, números de 0 até 20,
quantidades: igual/diferente, mais/menos, cheio/vazio.
- Operação com Números: adição: total até 9.
- Espaço e forma: traçado de linhas: curvas (aberto/fechado),
posicionamento: frente/ atrás, em cima/embaixo, dentro/fora, longe/perto,
primeiro/último, direita /esquerda; identificação de figuras geométricas
(círculo, triângulo, retângulo, quadrado).
- Medidas: tamanho: maior/menos, grande/pequeno; espessura:
grosso/fino, largo/estreito.
- Fração: inteiro/metade.
ESTRATÉGIA
- Utilizar: figuras, desenhos, cartazes, lousa, material escolar, caderno
quadriculado, atividades gráficas.
- Confeccionar: cartazes, murais, fichas, números.
- Recorte, colagem e pintura.
- Atividade com sucatas.
- Músicas e histórias.
- Jogos, brincadeiras e material pedagógico.
AVALIAÇÃO
Avaliação através das atividades realizadas pelos
alunos e correções das lições, sempre verificando a participação, interesse e
aprendizagem.
Avaliação contínua e diária desenvolvendo
raciocínio lógico-matemático.
ARTES
PLÁSTICAS
OBJETIVO
- Desenvolver a potencialidade criadora de cada aluno, respeitando
suas naturais limitações.
- Desenvolver habilidades e formas próprias desenhando, pintando,
construindo e modelando.
- Desenvolver o domínio de técnicas, instrumentos e procedimentos
expressivos.
- Desenvolver a habilidade de discriminar cor, forma, dimensão,
espaço, harmonia.
CONTEÚDO
- Desenho.
- Pintura.
- Impressão.
- Recorte.
- Alinhavo.
- Tapeçaria.
- Colagem.
- Modelagem.
- Dobradura.
- Montagem.
- Construção.
ESTRATÉGIA
- Atividades gráficas como desenhos, para pintura, recorte e colagem.
- Tinta, pincel, cola, tesoura, papel de diferentes tipos, formas e
cores.
- Revista, jornal e sucata.
- Barbante, lã, linhas, madeira, argila, algodão, gesso, garrafa,
etc.
AVALIAÇÃO
Avaliação será continua e diária através dos
trabalhos e atividades realizados pelos alunos, com a finalidade de
desenvolver: criatividade, interesse, espontaneidades, autoestima, capricho,
atenção, curiosidade, raciocínio, cooperação, companheirismo e a motivação.
CIÊNCIAS
OBJETIVO
- Identificar as diversas partes do corpo e suas funções.
- Formar bons hábitos de higiene e saúde.
- Identificar o valor nutritivo e a procedências dos alimentos.
- Identificar e observar o processo de germinação e crescimento das
plantas.
- Identificar, distinguir e caracterizar os animais.
- Desenvolver habilidades como: observação, analise, descrição,
classificação e medida.
- Explorar o ambiente em que vive.
CONTEÚDO
- As Partes do Corpo/Higiene e Saúde/Órgãos do sentido.
- Alimento/Culinária.
- Plantas/Horticultura.
- Animais.
- ESTRATÉGIA
- Explorar o meio em que estamos.
- Confecção de cartazes, desenhos, figuras, fotos, atividades
gráficas.
- Pinturas colagens, recortes.
- Horta.
- Passeios, excursões.
- Atividades com os próprios alunos (jogos e brincadeiras).
- Músicas, histórias, diálogos, conversa dirigida, atividade com
sucatas.
- Alimentos (frutas, verduras, legumes).
AVALIAÇÃO
Avaliação contínua e diária através das atividades
e exercícios realizados e executados pelos alunos, com a finalidade de
desenvolver: interesse, atenção, cooperação, espontaneidade, aprendizagem,
capacidades de observação, análises e etc.
Natureza e
Sociedade
OBJETIVO
- Adaptar a criança à escola e à vida social.
- Promover condições de um convívio agradável.
- Desenvolver atitudes de polidez, respeito e cooperação.
- Adquirir habilidades sociais.
- Compreender a necessidade da cooperação de todos os membros da
família e da escola, entre si.
- Desenvolver: atividades e conhecimentos sociais, habilidades de
disciplina, independência e habilidades quanto ao trabalho.
OBJETIVOS
SÓCIO-EMOCIONAIS
- Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as
mãos, limpar o nariz, etc.
- Habitua-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito
obrigado, com licença, etc.
Permitir que a criança seja independente. - Deixa-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.
- Levar a criança a brincar com os outros do grupo.
- Fazer com que a criança não fixe em um único colega.
- Mantê-la ocupada.
- Levar a criança a participar das atividades de grupo
CONTEÚDO
- Eu/Família.
- Casa/Comunidade.
- Escola.
- Meios de Transporte/Meios de Comunicação.
- Datas Comemorativas:
- (Alguns exemplos) Carnaval, Páscoa, Dia do Índio, Dia das Mães,
Festa Junina, Dia dos Pais, 07 de Setembro, Dia das Crianças, Primavera,
Dia da Árvore, Natal e outros.
ESTRATÉGIA
- Desenhos, cartazes, músicas, jogos, brincadeiras, atividades com
sucata, folhas (atividades gráficas), pintura, recortes e colagens.
- Festas, bailes, exposição, excursão ou passeios.
AVALIAÇÃO
Avaliação contínua através das atividades e
exercícios realizados e propostos aos alunos, no qual se verifica o: interesse,
assimilação, compreensão, aprendizagem, comportamento, espontaneidade,
capacidade, cooperação, participação e a execução das atividades.
INGLÊS
OBJETIVO
- Desenvolver algumas noções sobre a língua estrangeira (inglês).
- Executar as atividades propostas com atenção, compreensão e
aprendizagem.
- Desenvolver a linguagem de palavras, pequenas frases e músicas.
CONTEÚDO
- Cores.
- Números.
- Nomes de animais, alimentos, familiares, objetos, brinquedos, etc.
- Músicas.
ESTRATÉGIA
- Vídeo.
- Cartazes.
- Desenhos.
- Atividades gráficas.
- Pintura, colagem e recorte.
AVALIAÇÃO
Avaliação será feita através dos exercícios e
atividades realizadas pelos alunos verificando a aprendizagem, assimilação e
compreensão.
Pronúncia e o interesse.
Pronúncia e o interesse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário