sexta-feira, 18 de junho de 2010

O uso do advérbio!

O uso do advérbio!
Planejamento para disciplina de Português – 5º Ano do Ensino Fundamental I.
04/04/2010
Disciplina: Português
Conteúdo: Advérbios
Ano de ensino: 5º ano
Tema: O uso do advérbio!
Objetivo:
Conhecer e utilizar os advérbios.
Material:
Folha sulfite, lápis, borracha, tesoura, jornal ou revista.
Conhecimento prévio:
Não necessita conhecimento prévio.
Atividade motivacional:
Indagar: O que são advérbios?
Encaminhamento metodológico:
Explicar o uso dos advérbios em diversas frases. Demonstrar o uso de advérbios em frases, por exemplo: ”Bem cedinho, o homem levantou para trabalhar”. “Rosa, provavelmente, irá viajar”. “As crianças estão felizes”.
Relatar que advérbios são palavras que acrescentam uma circunstância, modificam ou intensificam o sentido de um verbo, de um adjetivo ou de outro advérbio.
Fazer uma tabela para que seja preenchida com as seguintes informações: Frases com advérbios e as ideias que expressam esses advérbios.
Exemplo:


Avaliação:
Realizar o jogo: Boliche do advérbio.
Cada aluno deverá confeccionar duas bolinhas de jornal, cada uma especificando um advérbio, conforme a orientação do professor. As frases estarão dispostas em garrafas PET, para que o aluno, ao ouvir a frase dita pelo professor, acerte a bolinha na qual se encaixa o melhor advérbio.
Escreva frases com advérbios que expressem a ideia de tempo, de lugar e de negação.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário