
domingo, 23 de junho de 2013
O gato e o rato
Objetivo: principal é a integração em sala de aula.
Duração: 10 minutos.
Público: crianças ou jovens. Material: nenhum.
As crianças formam uma roda. Uma delas, o Rato, fica dentro da
roda. Outra, o Gato fica fora da roda.
O Gato pergunta: "Seu Ratinho está?" As crianças da
roda respondem : "Não" O Gato pergunta: "A que horas ele vai
chega?" As crianças respondem um horário a escolha.
As crianças começam a rodar e o Gato vai perguntando: "Que
horas são?" e as crianças respondem: "Uma hora" - "Que
horas são?" - "Duas Horas" e assim até chegar ao horário
combinado.
As crianças na roda devem parar com os braços estendidos; o Gato
passa a perseguir o Rato.

Exercicios: conjuntos numéricos.
1- Represente os conjuntos por
diagramas:
A= Conjunto dos meses do ano que começam por m.
B= Conjunto dos algarismos do número 40569.
Represente os seguintes conjuntos entre chaves.
Conjunto das estações do ano.
Conjunto dos meses do ano que começam por j.
Conjunto dos números ímpares menores que 12.
Conjunto dos números pares entre 1 e 13.
Conjunto dos números ímpares entre 110 1e 120.
Conjunto dos algarismos do número 78621.
Conjunto dos números pares entre 3 e 5.
2- O que é um conjunto unitário? De um exemplo.
O que é um conjunto vazio? De um exemplo: escreva sua forma de representação.
Qual o símbolo de pertence e não pertence?
Dado o conjunto A= {3, 5, 6, 9} escreva as seguintes sentenças usando os símbolos:
9 ------A
7 -------A
5-------A
4-------A
3- Sabendo que A= {o, 1, 2,...98, 99} B= {1, 2, 10, 12} e C= { 10 11, 12,...98, 99}, podemos afirmar que:
A ⊂ B
A ⊃ B
C ⊂ A
A ⊂ C
4- Sendo A={ 1, 2, 3, 4,5} B= {3, 4, 5, 6, 7} e C= {5, 6, 7, 8, 9}, determine:
A ∪ B
A ∪ C
B ∪ C
A ∪ B ∪ C
A ∩ B
A ∩ C
B ∩ C
A ∩ B ∩ C
Faça um diagrama pra representar os conjuntos A, B e C.
5- Se o conjunto A tem 7 elementos, o conjunto B tem 4 elementos e
A ∩ B tem 1 elemento, quantos elementos tem A∪ B ?
6- Dado o conjunto D= {5, 6, 7, 8}, determine P(D) e n(P(D)):
7- O n(P(A)) = 128 determine o número de elementos do conjunto
A= Conjunto dos meses do ano que começam por m.
B= Conjunto dos algarismos do número 40569.
Represente os seguintes conjuntos entre chaves.
Conjunto das estações do ano.
Conjunto dos meses do ano que começam por j.
Conjunto dos números ímpares menores que 12.
Conjunto dos números pares entre 1 e 13.
Conjunto dos números ímpares entre 110 1e 120.
Conjunto dos algarismos do número 78621.
Conjunto dos números pares entre 3 e 5.
2- O que é um conjunto unitário? De um exemplo.
O que é um conjunto vazio? De um exemplo: escreva sua forma de representação.
Qual o símbolo de pertence e não pertence?
Dado o conjunto A= {3, 5, 6, 9} escreva as seguintes sentenças usando os símbolos:
9 ------A
7 -------A
5-------A
4-------A
3- Sabendo que A= {o, 1, 2,...98, 99} B= {1, 2, 10, 12} e C= { 10 11, 12,...98, 99}, podemos afirmar que:
A ⊂ B
A ⊃ B
C ⊂ A
A ⊂ C
4- Sendo A={ 1, 2, 3, 4,5} B= {3, 4, 5, 6, 7} e C= {5, 6, 7, 8, 9}, determine:
A ∪ B
A ∪ C
B ∪ C
A ∪ B ∪ C
A ∩ B
A ∩ C
B ∩ C
A ∩ B ∩ C
Faça um diagrama pra representar os conjuntos A, B e C.
5- Se o conjunto A tem 7 elementos, o conjunto B tem 4 elementos e
A ∩ B tem 1 elemento, quantos elementos tem A∪ B ?
6- Dado o conjunto D= {5, 6, 7, 8}, determine P(D) e n(P(D)):
7- O n(P(A)) = 128 determine o número de elementos do conjunto
EXPRESSÕES NÚMERICAS COM AS QUATRO OPERAÇÕES
DESCREVENDO A RESOLUÇÃO DE EXPRESSÕES NUMÉRICAS
Resolução de uma das expressão:
1) 6 + 4 x 5=
Descrição
a) Primeiro vamos fazer a multiplicação de 4 vezes 5.
b) Ao resultado da multiplicação somamos o 6, obtendo o resultado da expressão.
Resolução
a) 6 + 4 x 5=
b) 6 + 20
26
Nas expressões numéricas em que não há parênteses, as multiplicações e as divisões devem ser feitas antes das adições e das subtrações.
Nas expressões com parênteses, colchetes e chaves, primeiro devem ser efetuados os cálculos que estão entre parênteses; depois, os que estão entre colchetes e , finalmente os que estão entre chaves.
2)(6 + 2 ) x 3 + 5
Descrição
a)Primeiro resolvemos a operação dentro do parênteses
b)Multiplicamos o resultado do parênteses por 3.
c) E finalmente adicionamos o 5, obtendo o resultado da expressão.
Resolução
(6 + 2 ) x 3 + 5
8 x 3 + 5
24 + 5
29
3) ( 4 x 7 + 12) : ( 3 x 5 + 5) =
Descrição
a) Primeiro realizamos as operações dentro dos parênteses .
b) No primeiro parênteses fazemos 4 vezes o 7 e depois somamos o 12, obtendo o total do primeiro parênteses.
c) No segundo parênteses fazemos a multiplicação de 3 por 5 e somamos o outro 5, obtendo o resultado do segundo parênteses.
d) Por ultimo dividimos o total obtido no primeiro parênteses pelo total obtido no segundo parênteses. O resultado dessa divisão será a resposta da expressão.
Resolução
( 4 x 7 + 12) : ( 3 x 5 + 5)
( 28 + 12) : ( 3 x 5 + 5)
40 : ( 3 x 5 + 5 )
40 : ( 15 + 5)
40 : 20
2
4) 15+[(3x6-2)-(10-6:2)+1]=
15+[(18 – 2) - (10 - 3)+1]=
15+[16-7 +1]=
15+[9 + 1]=
15+10=
=25 5) 50-{40-3x[5-(10-7)]}=
50-{40-3x[5 - 3]}=
50-{40 - 3 x 2}=
50-{ 40 – 6 }=
50 - 34=
=16
1 - RESOLVA AS EXPRESSÕES
1) 6 + 4 x 5 =
2) 35 – 7 + 20
3) 10 – 3 x 3 =
4) 9 + 5 x 6
5) 100 – 8x9=
6) 45 + 5x 11=
7) 4 x 9 +14
8) 39 : 3 – 10
9) 41 – 90 : 5
10) 21: 3 + 4 =
11) 30 – 6 : 2 =
12) 40 – 5 x 8 =
13) 5 + 28 : 7 =
14) 6 x 8 + 1 =
15) 10 : 2 + 6 =
16) 53 + 12 :2 =
17) 30 :10 + 5 =
18) 3 x 7 – 2x 5 =
19) 4 x 6 – 10 : 2 =
20) 20 – 2 x 4 + 5 =
21) 15 + 5 x 9 – 50=
22) 25 – 35 : 7 + 8=
23) 6 x 8 + 7x 6=
24) 30 -16 : 2 : 2 =
25) 32 : 4 : 2 : 2 =
26) 30 :6 x 7 =
27) 5 x 8 : 10 =
28) 45 – 3 x 8 + 4 =
29) 50 : 5 + 36 : 4 – 4=
30) 100 – 9 x 9 =
31) 40 – 40 : 5 + 3=
32) 7 + 7 x 7 + 7=
33) 90 : 18 – 18 : 6 – 6 : 3=
34) (7 + 4 ) x 6=
35) (15 – 12 ) x 9=
36) ( 6 + 2 ) x 3 + 5 =
37) ( 9 + 1 ) x 2 – 10 =
38) 25 + ( 6 x 4) =
39) (32 : 4 + 5) x 3 =
40) ( 4 + 6 x 6) – 5 x 8=
41) (12 + 30 : 6)
42) 38 + (66 – 6 x 9)
43) 35 x ( 7 – 5 ) =
44) 52 – ( 25 + 78 : 13)
45) (25 – 5 x 4 ) : 5
46) 35 + ( 13 x 8 - 4 )
47) (12 + 2 x 5 ) – 8
48) 25 – (15 + 6 : 3) x 5 – 10
49) 45 : ( 3 x 2 + 9) =
50) 4 x ( 32 : 8 + 6)+100 – ( 3 x 20 + 30) =
51) 5 x ( 8 + 12 – 6 ) : 7
52) (8 + 6 : 3) x 10 =
53) 132 : ( 7 – 1 ) x ( 18 – 7 )=
54) (7 x 6 + 8) : ( 38 – 7 x 4)=
55) ( 27: 3 + 1) x ( 5 x 5 -20)=
56) 12 x 2+ ( 6 + 5 x 12 ) : 11
57) ( 18 + 3 x 9) : ( 4 x 7 – 13) =
58) ( 4 x 7 + 12) : ( 3 x 5 + 5)
59) ( 21 : 3 + 10 )+ ( 4 + 7 x 2 )
60) 3 + { 3 x [ 3x (3 + 3)] }
61) 6 x [( 3 x 8) + ( 7 x 8 + 4 )]
62) 36 + 2x{25 + [ 18 – (5 – 2)x3]}
63) 16+[10-(18:3+2)+5]
64) 90-[25+(5x2-1)+3]
65) 50-2x{7+8:2-[9-3x(5-4)]}
66) (12 + 2 x 5) - 8 =)
67) 25 +[7 + ( 8 - 4 :2)] =
68) 80 - [ 22 + ( 5 x 2 - 1 ) + 6] =
69) [ 30 + 2 x ( 5 – 3 ) ] x 2 – 10
70) [( 4 + 16 . 2) x 5 - 10] x 100 =
71) 60 - [8 + ( 10 - 2 ) : 2] =
72) 4 x ( 10 + 20 + 15 + 30) =
73) 10 + [ 4 + ( 7 x 3 + 1 ) ] – 3
74) 58 - [ 20 - ( 3 x 4 - 2) : 5 ]
75) 60+[ 35 +( 7 x 9 + 7) : 14]
76) 5 x[65 : ( 5 x 4 -7)]
77) 60 x ( 14 – 4 + 6 ) – 16 – 6
78) ( 25 + 5) : ( 3 x 2 + 4) =
79) 150 : { 43 + [ 44 - ( 4 x 8 + 5)]}
80) 100 – [ 45 +( 48 : 6 + 3)]
81) 101 – [ ( 45 : 9 x 10 ) + ( 39 : 13 + 47 ) ]
82) {[ 37 – ( 6 x 5 + 1 )] : 3 + 4 }
83) 320 : [ ( 120 – 10 x 9) + ( 10 + 5 x 8) ] =
84) 180 + { 2 x [5 x 3 + ( 8 x 6 – 2 x 9 ) – (19 x 3 – 37)]}
85) 25-[12-(3x2+1)]
86) 45+[(8x5-10:2)+(18:6-2)]
87) 100-3x{5+8:2-[3x(7-6)]}
88) 25 - ( 15 + 6 : 3) =
89) 1000 - [(2 x 4 - 6) + ( 2 + 6 x 4)]
90) 14 : 2 + [ 13 - ( 4 x 2 + 1 ) ] =
91) 80 - 5 x ( 28 - 6 x 4 ) + 6 - 3 x 4
92) 60 + 2 x {[ 4 x ( 6 + 2 ) - 10 ] + 12} =
93) { 10 + [ 5 x ( 4 + 2 x 5) - 8] x 2 } - 100 =
94) (10 x 6 + 12 x 4 + 5 x 8 ) - 40 =
95) [ 6 x ( 3 x 4 - 2 x 5) - 4 ] + 3 x ( 4 - 2) - ( 10 : 2 ) =
96) 67 + { 50 . [ 70 : ( 27 + 8 ) + 18 : 2 ] + 21 } =
97) [ 30 x ( 9 - 6)] + { 30 : ( 9 + 6 ) ] =
98) 40 + 2 x [ 20 - ( 6 + 4 x 7 ) : 2 ] =
2- ATIVIDADES
A)Com os números 3 , 5 e 7 escreva 6(seis) expressões numéricas com resultados diferentes, usando pelo menos duas operações distintas. Apresente a resolução.
B)Com os números 4, 6 e 8 escreva 6(seis) expressões numéricas com resultados diferentes, usando pelo menos duas operações distintas. Apresente a resolução.
C) Com os números 5 , 8 e 9 escreva expressões numéricas cujos resultados sejam:
a)31 b)77
c)37 d) 67
e) 49 f)5
g) 85 h) 32
i) 27 j)12
D) Com os números 3 , 6 e 9 escreva expressões numéricas cujos resultados sejam:
a)33 b)18
c)2 d) 5
e) 1 f)27
g)36 h) 72
i) 45 j)51
k) 54 l)9
m)81 n) 21
3)MAIS EXPRESSÕES
a) 3x75+3x25 = b) 5x97+5x3 = c) 4x101+4x99 = d) 20x47+80x47 = e) 12+16:8x3-5 = f) 100-6x7+8:2 = g) 64:8+5x5-3 =
h) 1+3+5x7-9:3 = i) (13+2)x3+5 = j)(7+2)x(3-1) = k)(4+2x5)-3 = l) 20-(15+6:3) = m)15+[6+(8-4:2)] = n)40-[3+(10-2):2] = o)[30+2x(5-3)]x2-10 = p) 10+[4+(7x3+1)]-3 = q)(3+4)x(9-8) =
r)(20+8):(3+4) = s)15+8x(2+3) = t)(5+3x2)-1= u)25+(8:2+1)-1=
v) 15+[5x(8-6:2)] = w)50-[13-(10-2):2] = y)[40+2x(7-5)]x2-20 = z) (3+2)x(5-1)+4
a)16+[10-(18:3+2)+5] b)25-[12-(3x2+1)] c)90-[25+(5x2-1)+3] d)45+[(8x5-10:2)+(18:6-2)] e) 50-2x{7+8:2-[9-3x(5-4)]} f)100-3x{5+8:2-[3x(7-6)]} g) 82-8x7:(4-1x3) = h) 25-[10-(2x3+1)] = i) 70-[12+(5x2-1)+6] =
j)8:2+[15-(4x2+1)] =
k)9+[4+2x(6-4)+(2+5)]-8 = l) 50+{10-2x[(6+4:2)-(10-3)]} = m)180:{10+2x[20-45:(13-2x5)]} n) [ 30 + 2 x ( 5 – 3 ) ] x 2 – 10 o) 20 + [ 13 + ( 10 – 6 ) + 4 ] p) 52 – { 12 + [ 15 – ( 8 – 4 )]} q) { 10 + [ 5 x ( 4 + 2 x 5) - 8] x 2 } - 100 = r) 60 + 2 x {[ 4 x ( 6 + 2 ) - 10 ] + 12} = t) 1000 - [(2 x 4 - 6) + ( 2 + 6 x 4)] = u) 80 - 5 x ( 28 - 6 x 4 ) + 6 - 3 x 4 = v) 67 + { 50 x [ 70 : ( 27 + 8 )+18 : 2]+21 } w) [ 30 x ( 9 - 6)] + { 30 : ( 9 + 6 ) ] = x) 58 - [ 20 - ( 3 x 4 - 2) : 5 ] = y) 40 + 2 x [ 20 - ( 6 + 4 x 7 ) : 2 ] = z) [ 6 x ( 3 x 4 - 2 x 5) - 4 ] + 3 x ( 4 - 2) - ( 10 : 2 ) =
DESCREVENDO A RESOLUÇÃO DE EXPRESSÕES NUMÉRICAS
Resolução de uma das expressão:
1) 6 + 4 x 5=
Descrição
a) Primeiro vamos fazer a multiplicação de 4 vezes 5.
b) Ao resultado da multiplicação somamos o 6, obtendo o resultado da expressão.
Resolução
a) 6 + 4 x 5=
b) 6 + 20
26
Nas expressões numéricas em que não há parênteses, as multiplicações e as divisões devem ser feitas antes das adições e das subtrações.
Nas expressões com parênteses, colchetes e chaves, primeiro devem ser efetuados os cálculos que estão entre parênteses; depois, os que estão entre colchetes e , finalmente os que estão entre chaves.
2)(6 + 2 ) x 3 + 5
Descrição
a)Primeiro resolvemos a operação dentro do parênteses
b)Multiplicamos o resultado do parênteses por 3.
c) E finalmente adicionamos o 5, obtendo o resultado da expressão.
Resolução
(6 + 2 ) x 3 + 5
8 x 3 + 5
24 + 5
29
3) ( 4 x 7 + 12) : ( 3 x 5 + 5) =
Descrição
a) Primeiro realizamos as operações dentro dos parênteses .
b) No primeiro parênteses fazemos 4 vezes o 7 e depois somamos o 12, obtendo o total do primeiro parênteses.
c) No segundo parênteses fazemos a multiplicação de 3 por 5 e somamos o outro 5, obtendo o resultado do segundo parênteses.
d) Por ultimo dividimos o total obtido no primeiro parênteses pelo total obtido no segundo parênteses. O resultado dessa divisão será a resposta da expressão.
Resolução
( 4 x 7 + 12) : ( 3 x 5 + 5)
( 28 + 12) : ( 3 x 5 + 5)
40 : ( 3 x 5 + 5 )
40 : ( 15 + 5)
40 : 20
2
4) 15+[(3x6-2)-(10-6:2)+1]=
15+[(18 – 2) - (10 - 3)+1]=
15+[16-7 +1]=
15+[9 + 1]=
15+10=
=25 5) 50-{40-3x[5-(10-7)]}=
50-{40-3x[5 - 3]}=
50-{40 - 3 x 2}=
50-{ 40 – 6 }=
50 - 34=
=16
1 - RESOLVA AS EXPRESSÕES
1) 6 + 4 x 5 =
2) 35 – 7 + 20
3) 10 – 3 x 3 =
4) 9 + 5 x 6
5) 100 – 8x9=
6) 45 + 5x 11=
7) 4 x 9 +14
8) 39 : 3 – 10
9) 41 – 90 : 5
10) 21: 3 + 4 =
11) 30 – 6 : 2 =
12) 40 – 5 x 8 =
13) 5 + 28 : 7 =
14) 6 x 8 + 1 =
15) 10 : 2 + 6 =
16) 53 + 12 :2 =
17) 30 :10 + 5 =
18) 3 x 7 – 2x 5 =
19) 4 x 6 – 10 : 2 =
20) 20 – 2 x 4 + 5 =
21) 15 + 5 x 9 – 50=
22) 25 – 35 : 7 + 8=
23) 6 x 8 + 7x 6=
24) 30 -16 : 2 : 2 =
25) 32 : 4 : 2 : 2 =
26) 30 :6 x 7 =
27) 5 x 8 : 10 =
28) 45 – 3 x 8 + 4 =
29) 50 : 5 + 36 : 4 – 4=
30) 100 – 9 x 9 =
31) 40 – 40 : 5 + 3=
32) 7 + 7 x 7 + 7=
33) 90 : 18 – 18 : 6 – 6 : 3=
34) (7 + 4 ) x 6=
35) (15 – 12 ) x 9=
36) ( 6 + 2 ) x 3 + 5 =
37) ( 9 + 1 ) x 2 – 10 =
38) 25 + ( 6 x 4) =
39) (32 : 4 + 5) x 3 =
40) ( 4 + 6 x 6) – 5 x 8=
41) (12 + 30 : 6)
42) 38 + (66 – 6 x 9)
43) 35 x ( 7 – 5 ) =
44) 52 – ( 25 + 78 : 13)
45) (25 – 5 x 4 ) : 5
46) 35 + ( 13 x 8 - 4 )
47) (12 + 2 x 5 ) – 8
48) 25 – (15 + 6 : 3) x 5 – 10
49) 45 : ( 3 x 2 + 9) =
50) 4 x ( 32 : 8 + 6)+100 – ( 3 x 20 + 30) =
51) 5 x ( 8 + 12 – 6 ) : 7
52) (8 + 6 : 3) x 10 =
53) 132 : ( 7 – 1 ) x ( 18 – 7 )=
54) (7 x 6 + 8) : ( 38 – 7 x 4)=
55) ( 27: 3 + 1) x ( 5 x 5 -20)=
56) 12 x 2+ ( 6 + 5 x 12 ) : 11
57) ( 18 + 3 x 9) : ( 4 x 7 – 13) =
58) ( 4 x 7 + 12) : ( 3 x 5 + 5)
59) ( 21 : 3 + 10 )+ ( 4 + 7 x 2 )
60) 3 + { 3 x [ 3x (3 + 3)] }
61) 6 x [( 3 x 8) + ( 7 x 8 + 4 )]
62) 36 + 2x{25 + [ 18 – (5 – 2)x3]}
63) 16+[10-(18:3+2)+5]
64) 90-[25+(5x2-1)+3]
65) 50-2x{7+8:2-[9-3x(5-4)]}
66) (12 + 2 x 5) - 8 =)
67) 25 +[7 + ( 8 - 4 :2)] =
68) 80 - [ 22 + ( 5 x 2 - 1 ) + 6] =
69) [ 30 + 2 x ( 5 – 3 ) ] x 2 – 10
70) [( 4 + 16 . 2) x 5 - 10] x 100 =
71) 60 - [8 + ( 10 - 2 ) : 2] =
72) 4 x ( 10 + 20 + 15 + 30) =
73) 10 + [ 4 + ( 7 x 3 + 1 ) ] – 3
74) 58 - [ 20 - ( 3 x 4 - 2) : 5 ]
75) 60+[ 35 +( 7 x 9 + 7) : 14]
76) 5 x[65 : ( 5 x 4 -7)]
77) 60 x ( 14 – 4 + 6 ) – 16 – 6
78) ( 25 + 5) : ( 3 x 2 + 4) =
79) 150 : { 43 + [ 44 - ( 4 x 8 + 5)]}
80) 100 – [ 45 +( 48 : 6 + 3)]
81) 101 – [ ( 45 : 9 x 10 ) + ( 39 : 13 + 47 ) ]
82) {[ 37 – ( 6 x 5 + 1 )] : 3 + 4 }
83) 320 : [ ( 120 – 10 x 9) + ( 10 + 5 x 8) ] =
84) 180 + { 2 x [5 x 3 + ( 8 x 6 – 2 x 9 ) – (19 x 3 – 37)]}
85) 25-[12-(3x2+1)]
86) 45+[(8x5-10:2)+(18:6-2)]
87) 100-3x{5+8:2-[3x(7-6)]}
88) 25 - ( 15 + 6 : 3) =
89) 1000 - [(2 x 4 - 6) + ( 2 + 6 x 4)]
90) 14 : 2 + [ 13 - ( 4 x 2 + 1 ) ] =
91) 80 - 5 x ( 28 - 6 x 4 ) + 6 - 3 x 4
92) 60 + 2 x {[ 4 x ( 6 + 2 ) - 10 ] + 12} =
93) { 10 + [ 5 x ( 4 + 2 x 5) - 8] x 2 } - 100 =
94) (10 x 6 + 12 x 4 + 5 x 8 ) - 40 =
95) [ 6 x ( 3 x 4 - 2 x 5) - 4 ] + 3 x ( 4 - 2) - ( 10 : 2 ) =
96) 67 + { 50 . [ 70 : ( 27 + 8 ) + 18 : 2 ] + 21 } =
97) [ 30 x ( 9 - 6)] + { 30 : ( 9 + 6 ) ] =
98) 40 + 2 x [ 20 - ( 6 + 4 x 7 ) : 2 ] =
2- ATIVIDADES
A)Com os números 3 , 5 e 7 escreva 6(seis) expressões numéricas com resultados diferentes, usando pelo menos duas operações distintas. Apresente a resolução.
B)Com os números 4, 6 e 8 escreva 6(seis) expressões numéricas com resultados diferentes, usando pelo menos duas operações distintas. Apresente a resolução.
C) Com os números 5 , 8 e 9 escreva expressões numéricas cujos resultados sejam:
a)31 b)77
c)37 d) 67
e) 49 f)5
g) 85 h) 32
i) 27 j)12
D) Com os números 3 , 6 e 9 escreva expressões numéricas cujos resultados sejam:
a)33 b)18
c)2 d) 5
e) 1 f)27
g)36 h) 72
i) 45 j)51
k) 54 l)9
m)81 n) 21
3)MAIS EXPRESSÕES
a) 3x75+3x25 = b) 5x97+5x3 = c) 4x101+4x99 = d) 20x47+80x47 = e) 12+16:8x3-5 = f) 100-6x7+8:2 = g) 64:8+5x5-3 =
h) 1+3+5x7-9:3 = i) (13+2)x3+5 = j)(7+2)x(3-1) = k)(4+2x5)-3 = l) 20-(15+6:3) = m)15+[6+(8-4:2)] = n)40-[3+(10-2):2] = o)[30+2x(5-3)]x2-10 = p) 10+[4+(7x3+1)]-3 = q)(3+4)x(9-8) =
r)(20+8):(3+4) = s)15+8x(2+3) = t)(5+3x2)-1= u)25+(8:2+1)-1=
v) 15+[5x(8-6:2)] = w)50-[13-(10-2):2] = y)[40+2x(7-5)]x2-20 = z) (3+2)x(5-1)+4
a)16+[10-(18:3+2)+5] b)25-[12-(3x2+1)] c)90-[25+(5x2-1)+3] d)45+[(8x5-10:2)+(18:6-2)] e) 50-2x{7+8:2-[9-3x(5-4)]} f)100-3x{5+8:2-[3x(7-6)]} g) 82-8x7:(4-1x3) = h) 25-[10-(2x3+1)] = i) 70-[12+(5x2-1)+6] =
j)8:2+[15-(4x2+1)] =
k)9+[4+2x(6-4)+(2+5)]-8 = l) 50+{10-2x[(6+4:2)-(10-3)]} = m)180:{10+2x[20-45:(13-2x5)]} n) [ 30 + 2 x ( 5 – 3 ) ] x 2 – 10 o) 20 + [ 13 + ( 10 – 6 ) + 4 ] p) 52 – { 12 + [ 15 – ( 8 – 4 )]} q) { 10 + [ 5 x ( 4 + 2 x 5) - 8] x 2 } - 100 = r) 60 + 2 x {[ 4 x ( 6 + 2 ) - 10 ] + 12} = t) 1000 - [(2 x 4 - 6) + ( 2 + 6 x 4)] = u) 80 - 5 x ( 28 - 6 x 4 ) + 6 - 3 x 4 = v) 67 + { 50 x [ 70 : ( 27 + 8 )+18 : 2]+21 } w) [ 30 x ( 9 - 6)] + { 30 : ( 9 + 6 ) ] = x) 58 - [ 20 - ( 3 x 4 - 2) : 5 ] = y) 40 + 2 x [ 20 - ( 6 + 4 x 7 ) : 2 ] = z) [ 6 x ( 3 x 4 - 2 x 5) - 4 ] + 3 x ( 4 - 2) - ( 10 : 2 ) =
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